quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Integral na Volta Internacional da Pampulha ‏ 2012

Um mar de quase dez mil corredores tomou as ruas de BH neste domingo para a XIV Volta Internacional da Pampulha, considerada a segunda principal prova do calendário nacional de corridas. Esse ano com novidades: percurso maior (18,6 km) e novo local de largada e chegada (com uma temida subida no último quilômetro).

Desta maneira o final de semana da Integral começou muito cedo, já no sábado, por volta das 4h da manhã. Os Integrais precisaram acordar cedo para pegar o voo das 5h45min para Belo Horizonte.


Logo que chegaram foram buscar seus kits. A entrega aconteceu sem maiores transtornos em grande supermercado da região. O movimento de atletas era intenso, mas apesar da fila considerável, a entrega foi rápida e logo todos os Integrais estavam com seus kits de prova em mãos.

Apesar de ser uma prova diferenciada em termos de estrutura e patrocínios, o kit veio sem muitas novidades, embora com boné e camiseta de ótima qualidade, além de alguns brindes dos patrocinadores.

Por todos os lugares que caminhávamos era possível observar corredores, vindos dos quatro cantos do país. Esse clima diferenciado de se fazer parte de um espetáculo de qualidade de vida e esporte é um dos diferenciais da Pampulha.

Com largada ao lado do estádio do Mineirão, que está sendo reformado para a Copa, conferimos a estrutura das Assessorias (muitas!), carros da Rede Globo e uma olhadinha rápida na subida da parte final da prova.

E o calor, ah, o calor!

Talvez fosse essa, e não os quase 19 quilômetros, a maior preocupação dos nossos atletas, pois a temperatura estava próxima dos 35 graus.

Na manhã seguinte, os Integrais saíram por volta das 7h para a largada. Com movimento bastante intenso de atletas, nos aproximamos do local da largada e pudemos observar algumas "figuras" que fazem parte do folclore das corridas de rua no Brasil. Por exemplo, um sósia de Ayrton Senna (de macacão, capacete e tudo!). Outro de Barack Obama, carregando uma placa com os dizeres - "A Casa Branca continua Preta". Surfista (correndo de prancha), outros vestidos de índio ou super heróis... um verdadeiro carnaval de corredores.


Embora o tempo estivesse mais fechado que no dia anterior, o dia estava bem abafado, anunciando que a disputa não seria fácil.


Nossos atletas escolheram estratégias diferentes na largada. Rafael Maioral procurou se aproximar do grupo da frente. Lineo e Thiago, treinador da Integral, escolheram esperar a maioria largar para saírem tranquilos atrás do pelotão (e que pelotão, esperaram cerca de 10 minutos após a largada!). E com isso viram a Juciana, que também estava presente, passar! Luciana e Maurício foram no meio do bolo. Estava dada a largada!

Após um primeiro quilômetro marcado pela descida na largada, o ritmo começa a encaixar, e o calor (e o clima mais seco que Florianópolis) a avisar que não deixaria a prova ser fácil. O percurso segue margeando a Lagoa. Como estava muito quente, hidratação era fundamental. E assim, cada posto de água era aguardado pelos atletas para vencer o calor. O público estava presente em alguns pontos da prova, especialmente próximo a chegada, interagindo com os corredores e aplaudindo, dando uma força naqueles difíceis metros finais.

E que difíceis! Uma subida pesada antes de cruzar a linha, no último quilômetro.

Ao final, a sensação era de que havíamos corrido mais de uma meia-maratona dadas as condições de dificuldade.

Mas vencemos - cada um ao seu nível, mas igualmente satisfeitos!

Lineo e Maurício, estreando na distância, superaram o desafio - aprovaram e nos deixam na expectativa de uma meia-maratona em breve!
Luciana e Juciana fizeram uma grande prova, deixando muito, mas muito homem pra trás, e chegando tão inteiras que sequer pareciam que tinham corrido por quase 2h no calor.
Nosso treinador Thiago, devido a desconfortos musculares na região torácica, diz que foi a prova mais difícil que cruzou a linha de chegada, superando inclusive a meia-maratona completada em 2012.
E Rafael Maioral, acostumado aos pódios, completou a prova entre os 100 primeiros na geral e em quinto lugar na categoria. Pena não ter esperado o pódio para receber o troféu.

Cansados e merecedores, os Integrais foram comemorar o resultado em um típico e excelente restaurante de comida mineira.


Foi um final de semana de muita descontração em equipe e com desafios superados.


Em 2013 a Integral estará presente em diversas provas pelo país.

Para qual delas você gostaria de ir? Nos deixe saber nos comentários!

Para ver todas as fotos da viagem Integral, clique aqui!

Porém, o final de semana da Integral não se restringiu apenas a Volta da Pampulha. No mesmo dia, em Floripa, aconteceram duas provas: Circuito do SESC e Corrida Rústica Sindlimp. A Integral esteva presente com os alunos Andrey, Thaisi, Sandro e Edésia na Corrida do SESC. Já na Sindlimp os alunos Fábio e Carla representaram a Integral!




Parabéns a todos! Nos vemos em breve.


Abraços,
Equipe Integral!

Nenhum comentário:

Postar um comentário