Quem acha que celulite é exclusividade da mulher e que afeta somente as pessoas obesas está eganado! É claro que obesidade favorece, mas a celulite tem muito a ver com hormônios, má circulação e hábitos não saudáveis. Ela não é considerada pelos especialistas um problema estético e, sim, uma doença. A celulite é descrita como sendo depósitos irregulares de gordura entre a pele e o músculo, causando nódulos, acúmulo de líquidos, alterações nas células gordurosas e até dor, afetando os pequenos vasos sangüíneos e linfáticos, formando saliências e depressões nas regiões dos glúteos, coxas, abdome e braços.
Ligada diretamente ao estrógeno (hormônio feminino), alguns motivos também contribuem para o aparecimento da celulite nas mulheres, como é o caso de hábitos de vida e épocas onde há aumento na produção desse hormônio como gravidez, amamentação, menstruação, pré-menopausa e no uso de anticoncepcionais, a celulite se agrava.
O melhor a ser feito é praticar exercícios e mudar os hábitos alimentares. Uma pessoa que faz exercícios periódicos tem menos chance de ter celulite, desenvolvendo-a se tiver uma dieta desbalanceada, problemas hormonais ou se estiver geneticamente pré-disposta.
EXERCÍCIO FÍSICO:
Exercícios que estimulam a circulação sanguínea como os aeróbios (exemplo, a caminhada e a corrida), e que aumentem a massa muscular, como a musculação, ajudam a eliminar gorduras localizadas com a queima de gordura e aceleração do metabolismo.
Para o combate da celulite é indicada a prática de:
· Exercícios com peso (musculação), três vezes por semana;
· Drenagem linfática de uma a duas vezes por semana;
· Alongamento antes e depois das atividades.
Estudos sobre a atividade no mini-trampolim mais conhecido como Jump, proporciona uma desobstrução da corrente sanguínea, combatendo a edemas e auxiliando aos gânglios na excreção das toxinas por meio dos órgãos responsáveis: rins, intestinos e glândulas, com isso estimulando a corrente linfática, mesma corrente utilizada nas massagens.
É muito importante ter o acompanhamento de um professor para dividir adequadamente o seu programa de atividades. O planejamento alimentar também é fundamental. Se você fizer exercícios, mas comerindisciplinadamente será difícil alcançar os seus objetivos. Tratamentos como ultra-som, endermólise, mesoterapia ajudam, dependendo do grau da celulite, mas só devem ser feitos sob orientação médica.
Fonte: www.corpoemfoco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário