sábado, 8 de setembro de 2012

21 minutos contra a depressão

Especialistas quantificam o tempo de exercício físico necessário para se proteger da depressão. Saiba o que fazer nesse período.

Compartilhamos uma matéria que saiu no iG Saúde, que traz mais um motivo para a prática do exercício físico, a proteção contra a depressão. Seja Integral e venha treinar conosco!

Um estudo da Universidade Southern Methodist, de Dallas, nos EUA, conseguiu identificar a quantidade diária necessária de exercício físico capaz de proteger contra a depressão: apenas 21 minutos.

Integrais reunidos após o treino de corrida.
Os exercícios aeróbios são os que mais ajudam na proteção contra a depressão!

De acordo com o pesquisador responsável pelo estudo, Jasper Smiths, a prática de exercícios parece atuar em neurotransmissores específicos do cérebro como os antidepressivos, ajudando pessoas a restabelecer comportamentos positivos.

A liberação da serotonina e da dopamina em maior quantidade resulta em um efeito protetor contra a dor e também em mais felicidade.

“É importante encontrar uma atividade prazerosa e que possa ser mantida a longo prazo e não somente até que os sintomas sejam amenizados”, explica Ricardo Wesley [CREF 070539-G/SP], professor da Cia Athletica (unidade Estádio do Morumbi). Os exercícios aeróbios são os mais indicados.

“A prática de exercícios também proporciona um benefício social aos pacientes, uma vez que induz a uma interação do paciente com outros pessoas”, completa Dario Mathias [CREF 048279-G/SP], da Bodytech (unidade Eldorado).

O tempo é sete minutos inferior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para quem quer sair do sedentarismo.

“Manter-se ativo é importante não somente pelo lado psicológico, mas para prevenir problemas como hipertensão, diabetes e dores na coluna. Assim podendo viver uma vida mais longa e saudável”, diz o professor, avaliando que vale a pena esticar o treino uns minutinhos.

Cerca de 5% da população mundial tem ao menos um episódio de depressão anualmente. A doença psiquiátrica aumenta o risco de infarto, porque o paciente deprimido sofre alterações neuroendócrinas e imunológicas graves.

Fonte: matéria do iG Saúde. Disponível em: http://saude.ig.com.br/bemestar/2012-07-08/21-minutos-contra-a-depressao.html.

Após ler a matéria, você teve mais um motivo para entrar em um programa de exercício físico. Um dos pilares da Integral é proporcionar momentos de felicidade ao aluno Integral, tanto na prática do exercício, quanto nas amizades formadas. Estamos esperando todos de portas aberta!


Abraços,
Equipe Integral!

Nenhum comentário:

Postar um comentário