quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO AERÓBIO PELA FREQÜÊNCIA CARDÍACA

Atualmente a corrida de rua tem sido muito procurada, porém, não basta apenas colocar um tênis e sair correndo por aí. É preciso no mínimo uma noção de como está o seu corpo e em que estágio você deve começar, para que não promova riscos à sua saúde e consiga atingir os objetivos projetados. A freqüência cardíaca é uma das  formas que você pode utilizar para basear o seu treino de corrida.
Mas ressaltamos que com o treinamento, podemos aumentar a nossa capacidade cardiorrespiratória e deixar o nosso coração mais adaptado. Por isso, é importante que você escolha a zona de treinamento adequada ao seu condicionamento físico atual e repita os três passos de mês em mês para saber se a sua FC de trabalho continua a mesma ou se modificou. É muito importante também o acompanhamento de um profissional da Educação Física para melhores resultados.


Fonte:  KARVONEN, J. J.; KENTALA, E.; MUSTALA, O. (1957)
INTENSIDADE DE ACORDO COM A ZONA ALVO DE TREINAMENTO


Exemplo prático:




FC trabalho (mínima) = FC repouso + (FC Máxima – FC repouso) x 0,6
FC trabalho (máxima) = FC repouso + (FC Máxima – FC repouso) x 0,7


Depois de saber a FC mínima e máxima de treinamento, você saberá a faixa ideal de batimentos cardíacos para a zona de treinamento escolhida. Durante a caminhada ou a corrida, se você não tiver um monitor de freqüência cardíaca, você pode parar algumas vezes para medir a sua FC e saber se você está conseguindo se manter na faixa calculada. O procedimento pode ser o mesmo que você utilizou para aferir a freqüência cardíaca de repouso. 
Qualquer dúvida entre em contato conosco e estaremos prontos a responder qualquer questionamento. Desejamos a você um ótimo treino!!!


Fonte da pesquisa: Livro: PERSONAL TRAINING E CONDICIONAMENTO FÍSICO EM ACADEMIA - 3ª EDIÇÃO 
                                Autores: JEFERSON VIANNA E JEFFERSON NOVAES







Nenhum comentário:

Postar um comentário