Na primeira parte da matéria descrevemos os tipos de pisada. Nesta parte, iremos mostrar como identificar seu tipo de pisada e como escolher o tênis adequado.
- IDENTIFICANDO O TIPO DE PISADA:
Para começar, molhe os pés e analise suas pegadas num piso plano (se não conseguir identificar o desenho da pegada diretamente no piso, pise em cima de folhas de papel). As marcas deixadas mostram o tipo de arco de seus pés, quando fizer o teste parado, e quando fizer o teste caminhando, identifica o seu tipo de pisada. (Para ver como cada tipo de pisada distribuirá o peso no solo, veja a primeira parte da matéria clicando aqui)
Porém, este método mostrado acima não é um teste definitivo, é apenas um teste empírico. O teste mais preciso chama-se Baropodometria, sendo um teste computadorizado, onde informa a distribuição de peso, pressão das plantas dos pés, entre outras medidas, tanto durante a marcha (caminhando ou correndo), quanto parado.
- ESCOLHENDO O TIPO DE TÊNIS ADEQUADO:
Em primeiro lugar, é preciso entender que os tênis de corrida, em geral, são agrupados em cinco categorias: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha. O que de fato vai nos interessar são as três primeiras categorias.
CONTROLE DO MOVIMENTO
- São os mais rígidos.
- Geralmente, são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte.
- Você deve preferir este tipo de tênis caso tenha um grau de pronação muito acentuada.
ESTABILIDADE
- Estes tênis possuem uma boa estabilidade, mas não deixam totalmente de lado o amortecimento. Amortecem o impacto, pelo menos no calcanhar, e sua estrutura procura minimizar o movimento de pronação , estabilizando o pé após seu contato com o solo.
- Geralmente indicado para pronadores leves a moderados, mas corredores neutros e supinadores leves podem optar por modelos dessa categoria, desde que o nível de amortecimento seja adequado ao seu peso.
- Solado semi-curvo.
AMORTECIMENTO
- Amortecimento: está do outro lado do espectro em relação à categoria Controle de Movimento.
- Tem como principal objetivo amortecer o impacto com o solo.
- Os supinadores, que normalmente têm o pé mais rígido (e portanto menos eficiente como amortecedor natural), vão encontrar aqui os modelos mais adequados. Corredores de pisada neutra também podem se satisfazer com esse tipo de tênis.
- Solado curvo ou semicurvo para estimular os movimentos dos pés.
Esperamos que tenha ajudado. Atenciosamente a Equipe Integral.
Fonte da imagem: matéria de Danata Lustosa, publicada no site WebRun. Disponível em: http://www.webrun.com.br/corridasderua/n/guia-do-tenis-2006/4847?pag=2
Fonte do texto da parte da matéria identificando o tipo de pisada: parte da matéria de Ricardo Bassani, publicada na Revista O2, de julho de 2010.
Fonte da imagem: matéria de Danata Lustosa, publicada no site WebRun. Disponível em: http://www.webrun.com.br/corridasderua/n/guia-do-tenis-2006/4847?pag=2
Fonte do texto da parte da matéria identificando o tipo de pisada: parte da matéria de Ricardo Bassani, publicada na Revista O2, de julho de 2010.
Fonte do texto da parte da matéria escolhendo o tipo de tênis adequado: parte da matéria de Marcelo Luiz de Souza, publicada no site Cartão Vermelho. Disponível em: http://www.cartaovermelho.esp.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=257&mode=thread&order=0&thold=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário