segunda-feira, 6 de junho de 2011

Treino Intenso "queima" mais gordura do que Treino Leve ou Moderado (Parte 2)

Olá alunos, amigos e leitores,
Trazemos agora a segunda parte da matéria sobre diferença na intensidade do treinamento. Confira abaixo:

Colégio Americano de Medicina do Esporte conseguiu demonstrar que a intensidade do exercício pode superar a duração em matéria de queima de gordura.



Foi preciso que Terezinha de Jesus de Oliveira perturbasse muito seu sistema energético para perder 13 quilos em dez semanas. Até então, ela fazia ginástica leve, sem resultados. “Eu fazia as aulas sem suar muito. Se ficasse um pouco cansada, já estava bom”, diz. O quadro mudou quando um professor a convenceu a participar de um programa especial de emagrecimento. Ela teve de suar para valer em circuitos de 30 minutos (metade do que duravam as aulas que costumava frequentar) que intercalavam ciclos de 3 minutos de exercícios aeróbios com musculação e ginástica. O revezamento mantinha a frequência cardíaca sempre alta. “Era corrido, rápido e intenso”, diz Terezinha. “Eu saía de lá achando que não voltaria, mas acabei gostando por causa dos resultados. Saí da zona de conforto.”



Antes de se aventurar no mundo dos elevados batimentos cardíacos é necessário consultar um médico e avaliar, por meio de exames, o que sua saúde é capaz de suportar. O indicado é começar devagar e intensificar o treino algumas semanas depois, quando o corpo estiver condicionado. Carlos Eduardo Negrão, médico do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo e especialista em fisiologia do exercício, duvida que pacientes obesos aceitem exercícios mais difíceis. “Já é difícil fazê-los aderir ao exercício moderado”, diz ele. Até que novos estudos confirmem a eficácia do exercício intenso, ele prefere continuar usando os de longa duração com seus pacientes. Para Claudia Forjaz, professora da Escola de Educação Física da USP e responsável pela área de atividade física da Sociedade Brasileira de Hipertensão, é provável que o treino intenso funcione para as pessoas saudáveis, mas é preciso cautela com quem sofre de pressão alta ou insuficiência cardíaca. “Ainda não sabemos o que acontece no longo prazo”, diz ela. “A ciência não estudou todos os riscos.”

Nós, da Equipe Integral, recomendamos um período de adaptação, que varia de pessoa para pessoa, antes de iniciar um treinamento de alta intensidade. Pois, além de adaptar o sistema cardiopulmonar, é necessário adaptar a musculatura, para evitar lesões musculares, ósseas e articulares. Lembramos também, que é importante realizar um programa de treinamento sob orientação de um profissional de Educação Física. Procure orientação, estamos abertos para atendê-lo!

Fonte do texto e imagens: matéria de Francine Lima, no site Portal da Educação Física. Disponível em: "http://www.educacaofisica.com.br/noticias/treino-forte-e-rapido-queima-mais-gordura-do-que-exercicios-amenos-e-demorados"

Nenhum comentário:

Postar um comentário